Blog Mesquita Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Saiba quais são os materiais elétricos necessários para um imóvel

Saiba quais so os materiais eltricos necessrios para um imvelÉ importante pensar nas instalações elétricas para cada cômodo em particular. Na cozinha, por exemplo, é importante que as tomadas sejam de 20 ampères, pois os eletrodomésticos consomem maior energia. As tomadas devem ser distribuídas a cada 8 metros, isso também depende da necessidade de cada um. E a iluminação nessa parte da casa deve ser mais iluminada.
Nos quartos, normalmente, as tomadas são de 10 ampères e uma luz mais aconchegante, uma opção é usar um dimmer para regular a intensidade. Ter um interruptor paralelo ajuda na comodidade, pois a mesma luz pode ser acesa e apagada em pontos diferentes.
Para dar um aspecto mais especial na decoração da sala de estar é possível utilizar lustres e luminárias. O dimmer e spots funcionam bem nessa parte da casa, assim como nos quartos. Outra opção é utilizar uma iluminação embutida, caso o acabamento seja feito em gesso.

Lista de materiais:
  • Disjuntor: serve para proteger a instalação elétrica e os equipamentos, por isso para saber qual o ideal é preciso saber qual é a estrutura da residência, dos aparelhos que serão utilizados e dos cabos que compõem a rede.
  • Cabos e fios: vão conduzir a eletricidade com segurança para a casa ou apartamento. Esses cabos estão espalhados pela residência toda, e o seu tamanho e espessura dependem da potência da corrente elétrica dos equipamentos.
  • Eletrodutos e tubos: protegem a fiação da residência e evitam acidentes como choques e incêndios.
  • Interruptor: fica em todos os cômodos, é ele o responsável por ligar e desligar a luz. A escolha desse material depende da necessidade de cada um, além de compor também a decoração e estética do ambiente.
  • Lâmpada, lustres e luminárias: estão presentes na casa toda e existem vários modelos, durabilidade, potência. As de LED são as mais utilizadas atualmente.
  • Tomadas: é um material que também estará pela casa toda e existe um padrão brasileiro. Elas podem ser de 10 ou 20 ampères.
  • Adaptadores: são funcionais para caso um eletrodoméstico tenha um encaixe diferente das tomadas. E existe também o conhecido “T”, que é utilizado para ligar um ou mais aparelho ao mesmo tempo em uma única tomada.
  • Fita isolante: é um acessório super útil para ter em casa, é usado para isolar fios elétricos com segurança, como na instalação de um chuveiro, por exemplo.


eletrico, eletricidade, disjuntor, fio, lâmpada, tomada

Fonte (www.lopes.com.br/blog/arquitetura/materiais-eletricos-necessarios-para-um-imovel/)

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.