Blog Mesquita Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Apartamento pequeno: dicas para arrasar na decoração

Apartamento pequeno: dicas para arrasar na decoraoAmbientes pequenos são cada vez mais comuns. Neste contexto, o design de interiores precisou de adaptações e soluções práticas e criativas para projetar espaços confortáveis e com personalidade mesmo em áreas pequenas. A decoração de apartamento pequeno vai além da questão estética, pois é capaz de agregar funcionalidade e conforto.

Planeje cada detalhe dos móveis no apartamento
O planejamento anda de mãos dadas com quem mora em um apartamento pequeno, no qual cada centímetro conta. Por isso, antes de comprar a mobília do apartamento novo, vale a pena refletir como ficará a disposição de cada peça no ambiente ao qual se destina.
Veja que, nas residências com metragem reduzida, deve-se abrir mão de ter muitas peças em troca de usufruir funcionalidade. Ao colocar objetos em excesso, os espaços parecerão entulhados e sufocantes.
Por exemplo, no lugar de um sofá enorme, disponha puffs para acomodar as visitas e compor a decoração. Em vez da mesa fixa, uma bancada na parede pode cumprir as funções de acomodar as refeições e, em outros momentos, funcionar como suporte do notebook.
Fazer esse tipo de substituição assegura mais usabilidade e fluidez às atividades rotineiras e deixa os ambientes “enxutos”.

Use espelhos decorativos
A utilização de espelhos traz a sensação de amplitude, ilumina e oferece um visual especial a qualquer parte do imóvel. No entanto, esse resultado depende da consideração de alguns critérios.
Um deles está em privilegiar os ambientes de maior circulação, como as áreas de convívio social, o corredor, entre outras possibilidades. Lembre-se, também, de jamais exagerar na quantidade de espelhos e sempre evitar que reflitam a luz de lâmpadas.
Além disso, nunca coloque um espelho na frente do outro, pois eles tendem a provocar sensações de confusão e desconforto ao serem posicionados dessa maneira.

Invista em mobília planejada e de multifuncionalidade
Em locais pequenos, a organização é fundamental para conseguir o melhor proveito de cada espaço. Desse modo, os móveis planejados e multiuso são ótimos aliados de quem precisa valorizar cada metro quadrado.
Indicada na decoração de apartamento pequeno, tal mobília tem características úteis e funcionais. Nessa linha, estão as estantes com mesa, kits de cozinha embutidos e os painéis de TV com prateleiras.
Feitas na medida, essas mobílias representam versatilidade e personalização aos ambientes sem comprometer o espaço. Com elas, você garante estilo à sua moradia e passa a ter lugares certos para guardar suas roupas, utensílios e objetos.

Escolha eletrodomésticos e eletroeletrônicos que caibam no espaço
Ao decidir quais eletrodomésticos levar para seu apartamento, busque itens pequenos e multifuncionais. Uma vez que esses serão usados no dia a dia, atente-se à praticidade que oferecem às tarefas cotidianas.
Para conciliar a utilidade à economia de espaço, procure aparelhos com mais de uma função. Nessa vertente, estão as geladeiras com freezer, máquinas de lavar conjugadas à secadora, liquidificadores com função de processador, entre outros.
Se a sua moradia não conta com área de serviço e a cozinha é conjugada à sala, é muito importante se atentar à aparência das peças. Afinal, elas farão parte da decoração dos espaços de convívio. Por isso, capriche nas escolhas.

Opte por cores claras
Assim como os espelhos, as cores claras na pintura do apartamento proporcionam a sensação de espaços amplos e iluminados. Esse efeito se deve à capacidade dos tons abertos refletirem as luzes, o que também promove impressões ligadas à leveza e harmonia.
Contudo, para escapar de visuais monocromáticos e sem graça, não se atenha ao branco puro e simples. Invista no tom sobre tom variando entre as nuances de modo a estabelecer a ideia de continuidade.

Tenha portas de correr para dividir e integrar
Na decoração para apartamentos pequenos, os espaços de circulação merecem toda a atenção. Por isso, escolher corretamente as separações entre os ambientes é praticamente indispensável em se tratando de obter aproveitamento máximo.
Nesse contexto, as portas de correr aparecem como uma solução moderna e sofisticada na divisão e integração de espaços. Elas compõem a decoração dos cômodos, possibilitam melhor distribuição dos móveis e permitem maior privacidade ao serem fechadas.

Utilize a diversidade dos acessórios na sua decoração
Na composição da decoração do seu imóvel, abuse de acessórios que valorizem ao máximo cada espaço. Cortinas são excelentes para isso e ajudam a criar a impressão de o teto ser mais alto quando instaladas o mais distante possível do piso. Nesse caso, é indispensável escolher peças longas, capazes de cobrir toda a parede sem deixar nada aparente abaixo delas. Evitar colocar móveis na frente desse acessório é mais um cuidado essencial para obter o efeito desejado.
Quadros, molduras coloridas e até mesmo o mural de recados podem deixar o cômodo do seu jeito. Os livros e materiais de estudo ficarão excelentes em prateleiras e nichos decorativos.
Para os amantes das plantas, pode espalhar vasos pelo imóvel e deixar o toque da natureza no ambiente. Apenas se lembre de escolher espécies mais resistentes, que demandem poucos cuidados e necessitem de baixa incidência solar.
No entanto, vale ressaltar que abusar destes acessórios por vezes nos da à sensação de ambiente todo ocupado, portanto use com moderação.
 


apartamento, imóveis, decoração

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.