Blog Mesquita Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Planejamento financeiro familiar: dicas para comprar o seu primeiro imóvel

Planejamento financeiro familiar: dicas para comprar o seu primeiro imvelQuem não sonha em conquistar a casa própria? Para que esse sonho se torne realidade o mais breve possível é fundamental que você desenvolva um planejamento financeiro familiar. Somente assim será possível acumular os recursos necessários que permitirão que esse investimento aconteça. Lembre-se: o primeiro passo para sair do aluguel é organizar as suas finanças de modo a planejar melhor como será gasto cada centavo de seu salário.
Por isso, escrevemos este guia sobre o que você precisa saber para conseguir comprar o seu primeiro lar, desde o planejamento financeiro até a assinatura do contrato. Boa leitura!

O que é um planejamento financeiro familiar?
De maneira bem simples, um planejamento financeiro familiar se baseia na organização das finanças da família para que ela consiga alcançar determinados objetivos e realizar seus sonhos. Assim, por meio dessa estratégia, é possível identificar como está a sua saúde econômica atual, de modo a definir o que será preciso fazer hoje para garantir que um anseio se torne realidade no futuro.
Para que o uso dessa ferramenta seja eficiente, é preciso estabelecer metas de curto, médio e longo prazos, as quais visam atingir um objetivo muito maior. Também é necessário estar consciente de que será preciso ter disciplina para conseguir aplicar na prática as ações planejadas, pois nada adiantará se o planejamento for seguido por apenas poucas semanas.
Outro aspecto fundamental da estratégia é criar condições para que a família consiga passar com menos problemas em momentos de turbulência, como a perda de uma fonte de renda. Além disso, o planejamento não é estático, pois ele deve se adequar às mudanças na condição financeira familiar.

Qual a importância do planejamento financeiro familiar na compra do primeiro imóvel?
De modo geral, a forma mais eficiente para atingir um objetivo é fazer um planejamento com as ações necessárias que deverão ser realizadas. O mesmo acontece quando se deseja comprar um imóvel, pois, mesmo que o plano seja por contratar um financiamento imobiliário, é preciso criar condições para viabilizar esse investimento.
Dessa forma, o primeiro passo para adquirir uma residência é realizar um planejamento financeiro familiar. Por meio dele, se consegue ter uma melhor noção de suas condições financeiras, de modo a identificar o que será preciso fazer para que se consiga diminuir custos e, consequentemente, economizar dinheiro.
Mesmo que em um primeiro momento a compra da casa própria possa parecer apenas um sonho distante, por meio do planejamento financeiro é possível definir metas e ações que deixarão esse objetivo mais próximo. É importante lembrar que, independentemente de seu faturamento mensal, uma pessoa consegue atingir qualquer objetivo desde que seja disciplinada e aplique as boas práticas de finanças.

Como fazer um planejamento financeiro familiar?
Como é possível perceber, é imprescindível desenvolver um planejamento financeiro familiar para conseguir adquirir a tão sonhada casa própria. Entretanto, devido à baixa disseminação dos conhecimentos de educação financeira, muitas pessoas ainda não sabem como elaborar e aplicar essa estratégia.
Esse problema é tanto que, devido ao imediatismo existente em nossa cultura, de acordo com pesquisa elaborada pelo DataFolha, ficou comprovado que 65% da população brasileira não tem o costume de poupar dinheiro. Por isso, reunimos 7 dicas simples que ajudarão você a fazer o seu planejamento financeiro.

Saiba onde deseja chegar
Antes de começar a elaborar o seu planejamento financeiro, é essencial definir qual é o principal objetivo de sua família. Afinal, é preciso estabelecer prioridades, apesar de não existir limites para os sonhos, o seu tempo e dinheiro não são ilimitados. Portanto, é preciso definir as características do imóvel que se pretende adquirir e quanto será necessário investir nessa compra.
Além disso, é necessário determinar quando se pretende adquirir esse imóvel. Assim, fica mais fácil de elaborar um plano de ação eficiente e realista que permitirá que você alcance esse objetivo.

Conheça os gastos extras relacionados à compra de um imóvel
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não basta apenas ter o dinheiro necessário para pagar a entrada do financiamento imobiliário ou que permita fazer a compra à vista. Para conseguir que a propriedade do bem adquirido seja transferida para o nome do novo dono, será preciso que ele quite algumas taxas cartoriais, tributos e, caso a residência usada, os custos com reforma e manutenção.
Apesar da maioria desses gastos serem variáveis — eles são influenciados pelo preço e localização do imóvel —, o comprador deve estar ciente de que terá um custo extra de, em média, 8% no valor do investimento. Por isso, é fundamental colocar no papel todos as despesas envolvidas nessa aquisição.

Planeje suas despesas com o objetivo de gastar menos que recebe
Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas não conseguem entender que, para conseguir economizar dinheiro, é preciso que as despesas de sua família sejam menores que o faturamento. Portanto, é muito importante ter os custos mensais sob controle, pois, somente assim, será possível sobrar dinheiro.
Caso a família não saiba para onde vai cada centavo de sua renda mensal, uma boa dica é anotar todos os gastos. Apesar disto ser um pouco trabalhoso, essa informação permite identificar excessos e gastos supérfluos que poderão ser diminuídos ou cortados. Com isso, fica mais fácil se policiar e encontrar formas de poupar dinheiro.

Mantenha seu controle financeiro atualizado
Para que o planejamento financeiro seja eficiente, é necessário que haja um controle sobre os gastos. Para isso, é recomendado ter um documento, como uma planilha do Excel, que permita cadastrar todas as despesas, sendo que o ideal é manter esse arquivo sempre atualizado. Caso você não saiba como usar o programa, existe na internet uma grande variedade de planilhas gratuitas sobre organização financeira.
Outra forma de manter o controle em dia é utilizar a tecnologia em seu benefício. Atualmente, é possível encontrar diversos aplicativos e ferramentas, que podem ser instalados em um smartphone, que permitem o usuário cadastrar suas despesas ao longo do mês. Entre as várias opções, o Money e o Finance são as que mais se destacam.

Estabeleça metas de economia para o ano
A forma mais eficiente de conseguir realizar um grande objetivo é dividi-lo em metas menores, as quais serão executadas mais facilmente. Você sabia que um dos maiores entraves que dificultam a contratação de um financiamento imobiliário é o valor de entrada? Afinal, para poder liberar o crédito, os bancos exigem o pagamento imediato de 30% do custo do imóvel.
Dessa forma, caso fique decidido que será preciso ter R$ 50 mil, é muito mais fácil poupar anualmente R$ 10 mil por 5 anos do que tentar acumular esse valor em um único ano. Entretanto, lembre-se: é preciso que essas metas sejam realistas, caso contrário, isso provoca frustrações e, consequentemente, abandono do planejamento financeiro.

Procure entender mais sobre investimentos
Não adianta saber como economizar se, para fazer com que recurso guardado possa render juros, o invista na poupança ou o deixe parado na conta corrente. Para conseguir atingir um objetivo financeiro mais rápido, é fundamental fazer com que o seu dinheiro trabalhe a seu favor.
Por isso, uma boa dica é aprender como funciona o mercado financeiro para poder entender como fazer um bom investimento. Atualmente, é possível encontrar no mercado diversas opções de aplicações que apresentam baixo risco e proporcionam bons ganhos. Não é preciso fazer uma faculdade de economia para realizar boas escolhas, basta apenas conhecer apenas o básico para evitar erros.



Fonte (Imóveis, venda, compra, planejamento financeiro, finanças)

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.