Blog Mesquita Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Gestão financeira em tempos de crise é fundamental para empresas

Gesto financeira em tempos de crise  fundamental para empresasUm bom gerenciamento das finanças é sempre de suma importância, mas em um momento como este, da pandemia Coronavírus, ele torna-se ainda mais relevante na vida de qualquer pessoa ou empresa.
O atual momento exige dos empreendedores um alto nível de controle sobre as suas finanças. Eventos decorrentes da pandemia do coronavírus podem trazer inúmeras implicações para os negócios, tais como: a redução no movimento de clientes, a queda no faturamento, a impossibilidade do comparecimento de funcionários em seus postos de trabalho, a redução da produção, dentre outros. 
Por esse motivo, o gerenciamento das finanças tem de ser visto como uma obrigação do empresário, agora mais do que nunca.
No entanto, a realidade mostra que é muito comum empreendedores cometendo uma série de erros simples por uma falta de planejamento e análise financeira da sua empresa. Entre essas falhas cometidas pelos empresários, as mais comuns são: 
  • confusão entre o patrimônio individual e empresarial;
  • falta de planejamento financeiro;
  • contração de dívidas sem a previsão de receitas.
É de extrema valia aproveitar esse momento para replanejar o destino da sua empresa. Caso não tenha um planejamento detalhado, que contemple todas as metas, objetivos e os planos de ação que devem ser desenvolvidos, proceda à elaboração do seu planejamento.

Como se preparar para superar esse momento de crise?

1. Preveja o cenário

Antes de qualquer coisa, faça um levantamento das despesas previstas para os próximos três meses, separando os valores de acordo com o tipo de despesa. Veja um exemplo no quadro abaixo: 

2. Analise suas despesas
Observe que, ao se conhecer as despesas a serem pagas nos próximos meses, o empreendedor encontrará mais facilidade para definir as ações corretivas, priorizando as despesas com maior impacto nos negócios e que sejam passíveis de negociação. No exemplo acima, as despesas relativas a aluguel e materiais para produção são as que mais impactam no negócio.


3. Ajuste os gastos
Com uma possível redução no faturamento, o empreendedor deve ajustar suas despesas de acordo com essa situação, tomando as seguintes providências:
Negocie com os fornecedores um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos.
Se tiver dívidas com instituição financeira procure renegociar visando também aumentar o prazo de pagamento, adequando o valor pago por mês ao seu faturamento.
Evite fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios.


4. Busque formas alternativas de faturamento
O empreendedor pode também tomar providências para aumentar o seu faturamento, tais como:
Fazendo promoção de produtos que estão há muito tempo em estoque.
Disponibilizando serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes.
Diversificando e ampliando as formas de pagamento.
Implementando estratégia de divulgação dos seus produtos por meio do marketing digital: facebook, whatsapp, instagram, etc.



Planejamento, coronavírus, empresários, finanças

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.