Blog Mesquita Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Conheça as principais modalidades de financiamento do mercado

Conhea as principais modalidades de financiamento do mercadoA venda e compra de imóveis em todo o país deve retomar o ritmo de crescimento até o final do ano. Apesar do cenário ser ainda muito incerto em relação ao retorno da atividade econômica, especialistas do setor imobiliário se mostram otimistas e acreditam que a crise não deve penalizar fortemente o setor. 
A possivel recuperação do setor imobiliário se deve principalmente pela taxa de jutos estar no menor patarmar da história. Com a Selic em 3,75% ao ano, as taxas de finciamento imobiliário variam de 6,5% ao ano até 8% ao ano nos grandes bancos, o que é considerado bem atrativo ao consumidor. 
A Caixa também anunciou uma carência de seis meses (180 dias) para o início do pagamento das prestações de financiamento de imóveis novos para todas as linhas de crédito habitacional do banco. Por este motivo, muitas pessoas devem seguir procurando por financiamentos imobiliários.
Com isso, conhecer os tipos de financiamentos imobiliários é o primeiro passo (e talvez o mais importante) na hora de comprar o seu imóvel. Afinal, dependendo do preço do imóvel, do valor que você quer financiar e das parcelas que pode pagar por mês, a escolha do banco e do tipo de financiamento será diferente. Para ajudá-lo a ter a melhor decisão, trouxemos as principais informações para quem deseja financiar a casa própria. Confira!

Os tipos de financiamento imobiliário
Durante o processo de busca do melhor financiamento imobiliário é comum surgir dúvidas a respeito dos tipos de financiamento que existem no mercado: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e a Carteira Hipotecária (CH).
O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) são as formas de financiar um imóvel mais conhecidas no Brasil atualmente, sendo o SFH a forma de financiamento mais praticada pelos bancos. Existem muitas diferenças entre eles, mas a principal é a taxa de juros.
SFH costuma ter juros anuais menores, porque existe uma lei proibindo os bancos de cobrarem mais do que 12% ao ano. Além disso, apenas para imóveis financiados por meio do SFH é possível utilizar o saldo do FGTS. Então, se você estiver dentro das condições desse sistema, sempre escolha o financiamento por SFH.
A Carteira Hipotecária já é mais parecida com o Sistema Financeiro Imobiliário por possuir condições mais livres, como valores e prazos máximos, e não ter regras pré-fixadas por lei, porém sua taxa de juros é maior e pode oscilar entre 14% e 18%.

Conheça as principais diferenças entre o SFH, SFI e a Carteira Hipotecária
Condições do imóvel               
Sistema Financeiro de Habitação (SFH): Apenas imóvel residencial. Deve ser a primeira casa ou apartamento no seu nome e o imóvel precisa estar na cidade onde você mora ou trabalha.
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI): Imóvel residencial ou comercial, em qualquer cidade. Não precisa ser o seu primeiro financiamento.
Carteira Hipotecária: Imóvel residencial ou comercial, em qualquer cidade. Não precisa ser o seu primeiro financiamento.

Valor máximo do imóvel
Sistema Financeiro de Habitação (SFH): No Rio Grande do Sul é de R$ 800 mil.
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI): Não existe limite de valor.
Carteira Hipotecária: Não existe limite de valor, mas em média é financiado de 30% a 60% do valor do imóvel.

Prazo para pagamento
Sistema Financeiro de Habitação (SFH): Até 420 meses (35 anos).
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI): Até 420 meses (35 anos) para imóvel residencial ou até 120 meses (10 anos) para imóvel comercial.
Carteira Hipotecária: Não existe prazo máximo, cada banco analisa a situação de cada cliente.

Juros
Sistema Financeiro de Habitação (SFH):  Até 12% ao ano.
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI): Muda conforme o banco, mas costuma passar de 12% ao ano.
Carteira Hipotecária: Muda conforme o banco e pode oscilar entre 14% e 18%.

Limite do Financiamento
Sistema Financeiro de Habitação (SFH): Até 90% na tabela SAC (em que as parcelas diminuem com o tempo) ou até 80% na tabela Price (em que as parcelas mantêm o mesmo valor).
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI): 100% na tabela SAC ou na tabela Price.
Carteira Hipotecária: Não informado.

Pode usar FGTS?
Sistema Financeiro de Habitação (SFH): Sim, de acordo com as regras de utilização do FGTS. 
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI): Não.
Carteira Hipotecária: Não.
O valor que cada banco cobra pelos juros é o principal motivo para um financiamento sair mais caro do que outro. Então, mesmo que você tenha conta há anos no mesmo lugar, pesquise sempre as taxas nos concorrentes.


Mercado imobiliário, financiamento, sistema financeiro imobiliario.

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.