Blog Mesquita Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Como comprovar renda para conseguir um financiamento de imóvel?

Como comprovar renda para conseguir um financiamento de imvel?
O processo de solicitar um financiamento pode parecer um tanto quanto difícil para quem nunca fez antes, especialmente a parte de comprovação de renda. No entanto, não é tão difícil como aparenta.

Afinal, o que significa comprovar renda? E qual a importância disso?
Comprovar renda é um processo utilizado pelas instituições financeiras no processo de aprovação de um financiamento bancário, e tem como principal objetivo atestar a capacidade de pagamento pelo requerente do valor que será emprestado, e assim, evitar uma possível inadimplência.

Por meio dessa análise, é possível também calcular qual deve ser o valor da entrada paga à vista e qual montante será liberado de fato pela instituição financeira para financiar o imóvel em questão.

A comprovação de renda é um passo essencial do processo de financiamento imobiliário, uma vez que, por meio da análise da documentação comprobatória, é possível entender quais são as condições financeiras do requerente.

Com isso, a instituição financeira libera a quantia exata e proporcional ao que o requerente provou conseguir honrar.

Essa etapa é favorável aos dois lados da operação, pois evita um calote à instituição financeira e diminui as chances de o requerente ficar inadimplente e consequentemente, com o CPF sujo.

Ressaltamos que é um processo utilizado também em diversas outras operações de crédito.


É possível conseguir um financiamento sem comprovar renda?
Na grande maioria dos casos, a comprovação da renda é exigida pela instituição financeira para aprovar o financiamento de um imóvel, uma vez que, sem essa etapa, como os bancos conseguiriam analisar o perfil financeiro do requerente e se ele teria condições de honrar com a quitação do valor liberado?

No entanto, há algumas exceções para clientes que já possuem um bom e duradouro relacionamento com a instituição financeira.


Como comprovar renda para conseguir um financiamento imobiliário?
Em geral, os documentos que são válidos para comprovar renda em um processo de financiamento são:
  • Holerite: É um documento fornecido pela empresa contratante mensalmente e comprova o salário mensal de um trabalhador registrado no regime CLT (Consolidações das Leis Trabalhistas). É um dos comprovantes oficiais mais utilizados para atestar a renda de um requerente de financiamento, uma vez que já é fornecido mensalmente ao funcionário. Geralmente, é solicitado o holerite de no mínimo 3 meses.
  • Declaração de Imposto de Renda: Funciona como um comprovante de rendimento, uma vez que informa tudo o que foi recebido pelo declarante no ano especificado. 
  • Extrato bancário: Pode ser emitido facilmente no aplicativo do banco de sua preferência. Geralmente, é solicitado o extrato de um período de 6 meses.
  • Extrato de aposentadoria: Caso o requerente já seja aposentado, o extrato da aposentadoria é uma opção para comprovar renda, uma vez que contêm os valores detalhados da aposentadoria. Para recebê-lo, basta solicitar ao INSS.
Além disso, ressaltamos que outro fator que é levado em consideração pelas instituições financeiras ao liberar a quantia do financiamento é o score, que é uma pontuação de 0 a 100 calculada pelos órgãos de proteção ao crédito e é resultado de uma análise do comportamento financeiro dos consumidores, como histórico de dívidas, pagamento de contas em dia, relacionamento com as instituições financeiras, etc.

Como comprovar renda sem ter carteira assinada?
Caso você não possua carteira assinada e trabalhe como MEI, empreendedor, autônomo ou possui outras fontes de renda, mas mesmo assim gostaria de solicitar um financiamento imobiliário, separamos alguns comprovantes de renda que serão validos no seu processo também:
  • Decore: A Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) é um documento emitido por um contador que afere os rendimentos de uma pessoa física por um período determinado de tempo.
  • Contrato de prestação de serviços: Algumas instituições financeiras aceitam contratos de prestação de serviço para comprovar renda.
  • Contrato social: Caso a sua empresa possua um contrato social, ele também pode ser analisado como um documento comprobatório. No entanto, algumas instituições bancárias podem solicitar um complemento.
  • Pró-labore: Documento que especifica as informações referentes à remuneração dos sócios de uma empresa.
Além disso, assim como é válido para os funcionários CLT, os extratos bancários e a declaração de imposto de renda também funcionam para quem trabalha como MEI, empreendedor, autônomo ou possui outras fontes de renda.

Ressaltamos que é importante apenas comprovar movimentação considerável e recorrente na conta bancária para atestar que ela é utilizada com frequência e que o financiamento liberado será quitado.

Lembrando que esses documentos podem ser válidos também para outros processos de crédito, e não apenas para o financiamento imobiliário.


Quais outros documentos são necessários para finalizar o processo de solicitação de financiamento de imóveis?
A documentação necessária para o processo de financiamento de um imóvel depende da instituição financeira de sua escolha. 

No entanto, os documentos mais solicitados são:
  • Documentos pessoais (RG, CPF, etc).
  • Documentos pessoais dos cônjuges.
  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • Certidões negativas de débitos.
  • Extrato de FGTS e cópia da carteira de trabalho, caso esse valor seja utilizado para compor o pagamento do imóvel.
  • Documentos do imóvel (matrícula, certidões negativas de IPTU, certidões negativas de débitos, etc)
  • Comprovante de residência.

Separamos algumas dicas extras para evitar alguns problemas no seu processo de financiamento:
  • Procure evitar dívidas e caso você já tenha alguma, busque sempre pagá-la em dia, uma vez que isso influencia diretamente no seu score e na sua análise de crédito.
  • Se possível, evite trocar de emprego durante o processo, uma vez que isso pode transparecer instabilidade para a instituição financeira.
  • Antes de solicitar um financiamento, tenha certeza de que as mensalidades cabem no seu orçamento mensal para evitar inadimplências futuras.
Comprovar a renda para conseguir a liberação de um financiamento imobiliário não é uma tarefa difícil, como mostramos no conteúdo acima. Basta seguir as nossas dicas e manter um bom histórico de pagamento das suas contas.

Lembre-se também de ter certeza de que as parcelas cabem no seu orçamento mensal antes de solicitar um financiamento!


Financiamento, financiamento imobiliário, crédito imobiliário

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.