Blog Mesquita Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Aluguel sem fiador: conheça o seguro fiança

Aluguel sem fiador: conhea o seguro fianaSe você pensa em alugar um imóvel, provavelmente já se questionou onde encontrar um fiador. Para muitas pessoas, esse é o motivo para uma tremenda dor de cabeça. No entanto, atualmente há diversas opções para facilitar esse processo, uma delas é o seguro fiança.
Mas afinal, do que se trata um seguro fiança, porque ele é uma boa aposta tanto para o inquilino quanto para o proprietário e como adquirir um? O que torna esta a opção mais procurada do mercado e o que a difere das demais? Se essas perguntas ainda soam confusas para você, não se preocupe: vamos passar por cada um desses pontos durante este artigo! 

O que é seguro fiança? 
Em poucas palavras, um seguro fiança é uma garantia de que o inquilino terá condições de pagar o proprietário de um imóvel caso venham a ocorrer imprevistos que o impeça de arcar com o valor do aluguel ou alguma outra variável do contrato assinado entre eles. 
Para que isso aconteça, o inquilino passa a pagar um valor mensal diretamente a uma operadora de seguro ou a uma corretora de imóveis, valor este que será juntado em um montante para disponibilização em momentos emergenciais. Ou seja, em casos de sinistro (não pagamento de aluguel), a ideia é que o proprietário ainda consiga ter acesso aos valores contratual e previamente acordados com o locatário, por meio do resgate desse “banco de garantia” do inquilino. 

Como funciona o seguro fiança 
A ideia do seguro fiança é bem parecida com um seguro de carro ou um seguro de vida, por exemplo: você escolhe um plano que cobre um determinado número de variáveis e paga um valor mensal a uma Seguradora que garante, dentro dos termos em contrato, o pagamento ao proprietário, caso necessário. Assim como esses outros tipos de seguros mais conhecidos, o seu plano pode ser montado de acordo com o que faz sentido para o seu objetivo e, por isso, além da inadimplência (que seria coberta por planos mais básicos), um inquilino pode optar por incluir, ainda, o valor do aluguel, do IPTU, da conta de energia, água e luz no seu seguro, dentre ainda outras possibilidades. 
O valor do seguro é definido, então, de acordo com uma análise minuciosa realizada e pode variar conforme a imobiliária e a própria seguradora, devendo ser renovado a cada 12 meses, período no qual pode sofrer diferenciações de preço e até mesmo ofertas no contrato. Vale lembrar, também que os acréscimos de itens ao plano fazem com que os valores mensais aumentem.

Quais as vantagens do seguro fiança?
Agora que você já conhece um pouco melhor sobre o seguro fiança vamos te mostrar quais as suas principais vantagens tanto para o inquilino quanto para o proprietário!

Vantagens do seguro fiança para o inquilino
Dispensa a necessidade do fiador: apostando no seguro fiança você deixa de depender de amigos ou familiares para conseguir alugar um imóvel, e consegue gerir o pagamento do espaço por conta própria; 
Possibilita o parcelamento em 12 vezes ou em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito: com contratos anuais, você pode montar seu fundo de segurança e um tempo maior;
Permite descontos progressivos nas renovações: ainda pautado no item anterior, ao renovar seu contrato ao fim do período de um ano, você pode conseguir parcelas de valor menor, ou outros tipos de concessões que vão te ajudar a gerir seu dinheiro de uma forma melhor;
Fornece assistência 24 horas para consertos emergenciais e instalações gratuitas, além de descontos em transportadoras.

Vantagens do seguro fiança para o proprietário
Garante o recebimento do aluguel e encargos em caso de inadimplência: saber que seu inquilino tem um seguro fiança te dá a segurança de que, ainda em casos de imprevistos, você vai conseguir ter acesso ao pagamento acordado;
Fornece assessoria jurídica para ação de despejo por falta de pagamento;
Mais uma opção de garantia para aumentar as chances de alugar o imóvel com agilidade: abrindo o leque de possibilidades para os inquilinos, você está, automaticamente, aumentando o número que pessoas que podem estar interessadas em fechar negócio com você.
 


Locação, imobiliária, locação sem fiador, seguro fiança

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.